Para que as crianças sejam competentes na aprendizagem da leitura e da escrita necessitam ter adquiridos determinados pré-requisitos, um deles é a consciência fonológica. A consciência fonológica diz respeito à noção de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras podem ser segmentadas em sílabas e as sílabas podem ser segmentadas em fonemas/sons.
Quando a criança apresenta dificuldades na consciência fonológica é provável que venha a desenvolver dificuldades de leitura e escrita ou até, pode apresentar um diagnóstico de dislexia.
A intervenção do terapeuta da fala centra-se sobretudo ao nível do desenvolvimento da consciência fonológica. Trabalhando para tal as segmentações frásica, silábica e fonémica, a identificação e nomeação de rimas bem como a correspondência fonema- grafema, sendo assim possível, ajudar no processo de aquisição da leitura e escrita ou até na diminuição das dificuldades associadas à DISLEXIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM .