Metodologias

DIR ® Floortime

Esta abordagem foi criada pelo pedopsiquiatra Stanley Greenspan e pela psicóloga infantil Serene Wieder na década de 80. É baseada no desenvolvimento, diferenças individuais e o relacionamento. Pode ser utilizada com uma grande variedade de alterações do desenvolvimento, tais como a Perturbação do Espetro do Autismo, desde o nascimento até à idade adulta.

Este modelo realça o poder das relações e das ligações emocionais para promover o desenvolvimento. Defendendo que através de um profundo conhecimento do desenvolvimento e das diferenças individuais pode-se usar o relacionamento para promover um desenvolvimento saudável e ajudar todas as crianças, jovens e adultos a atingir o seu potencial máximo.

O Floortime tem por base as competências da pessoa no momento, pelo que o técnico ou cuidador que está a aplicar esta abordagem deve partir dos interesses da criança/jovem/adulto e seguir a sua iniciativa, procurando o aumento gradual do tempo e da qualidade de comunicação.

Picture Exchange Communication System (PECS)

O PECS (sistema de comunicação por troca de imagens) foi desenvolvido em 1985 pelo psicólogo Andrew S. Bondy e pela Terapeuta da Fala Lori Frost. Este é um sistema de comunicação aumentativa/alternativa à fala para pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo ou outras alterações do desenvolvimento.

Este sistema de comunicação tem como objetivo promover a linguagem e a comunicação, promovendo a iniciativa por parte da pessoa a quem está a ser aplicado o sistema, complexificando as situações em 6 estágios.

Bandas Neuromusculares (Therapy Tapping)

Surgiu na década de 70 na Ásia pelo Dr. Kenzo Kane, baseado nos princípios da Quiropraxia e Kinesiologia, onde o movimento e a atividade muscular são a base para manter ou recuperar a saúde.

A aplicação da banda pode ter vários objetivos, como relaxar a musculatura, tendo efeito ao nível da diminuição da dor e aumento da amplitude de movimento. Pode ser também usado para promover a contração da musculatura, promovendo o aumento da força muscular.

Em Terapia da Fala a aplicação das bandas é feita maioritariamente na face. As bandas podem ser usadas, por exemplo, para controlo da saliva (quando a criança ou o adulto perdem saliva constantemente), encerramento dos lábios, promoção da respiração pelo nariz, dor ou alterações na articulação temporo-mandibular (articulação que nos permite abrir e fechar a boca). As bandas podem ser também usadas após cirurgia da face e pescoço para diminuir a inflamação e as nódoas negras.

Eletroestimulação

A electroestimulação é a aplicação de estímulos elétricos de baixa intensidade, como forma direta ou previamente transformada, através da pele, num músculo ou nervo. Tem como objetivos analgesia (tirar a dor), drenagem de edemas, neuromodulação e estimulação muscular (relaxamento e fortalecimento). É o emprego da corrente elétrica como agente terapêutico nas alterações oromiofaciais, voz, disfagia, ronco, deglutição atípica/adaptada, entre outras.

Para a aplicação desta técnica é necessário um conhecimento profundo da anatomia do corpo, de forma a poder fazer a aplicação corretamente.

Facilitação Neuromuscular Propriocetiva (PNF)

A PNF é uma abordagem terapêutica desenvolvida pelo neurologista Herman Kabat, no final da década de 1940. Tem por base que todas as pessoas têm potencial de se reabilitar.

Este método é utilizado com o objetivo de aumento da força e resistência à fadiga muscular, diminuição da dor, aumentar a amplitude de movimento, relaxamento e coordenação de movimentos.

Bobath

É a abordagem mais usada mundialmente na neuro-reabilitação, e considera o impacto da alteração neurológica na pessoa como um todo no seu contexto individual.

A aplicação do conceito Bobath foca-se na análise dos movimentos, controlo postural e o papel da informação sensorial para desenvolver um diagnóstico e tratamento. Tem por objetivo diminuir os padrões da atividade anormal e facilitar padrões motores mais normais para que a pessoa seja mais funcional e autónoma.

Mioterapia Facial

A quantidade, profundidade e localização das rugas é resultado das expressões f aciais do dia a dia, e claro, da genética e cuidados que se vai tendo.

A mioterapia facial ensina os músculos da face como relaxarem ou contraírem, diminuindo visivelmente as rugas e melhorando o aspeto caído da face, estando cientificamente comprovada a sua eficácia em todos os tipos de pele.

Esta terapia, feita por um terapeuta da fala, tem o poder de rejuvenescer a face imediatamente após a primeira sessão.

×

Olá!

Clique no nosso contato abaixo para conversar no WhatsApp

× Como posso ajudar?