Nos dias de hoje, um dos maiores desafios para a sociedade, no âmbito da saúde e da segurança, é avaliar os riscos psicossociais associados aos locais de trabalho.
Os problemas vividos em contexto laboral (stress, violência, assédio, intimidação, burnout, entre outros) impactam, de modo negativo e profundo, a saúde e a segurança dos trabalhadores e têm implicações igualmente prejudiciais para as organizações, que se deparam com maior absentismo dos trabalhadores, maior rotatividade, maior percentagem de acidentes e piores desempenhos.
Ainda que grande parte das empresas portuguesas mostrem sensibilidade quanto a estas questões e ao enquadramento legal que as define, continuam a faltar recursos que permitam operacionalizar a prevenção e a gestão dos riscos psicossociais.
Sabia que alguns destes riscos podem ser evitados se as entidades empregadoras adotarem medidas específicas? E que, mesmo em relação aos riscos mais difíceis de evitar, é possível atenuar os níveis de stresse, contribuindo para ambientes de trabalho mais satisfatórios?
Na Psike encontra profissionais que o/a ajudam a lidar com estes aspectos: estamos envolvidos/as na criação de locais de trabalho mais felizes!