A aquisição dos sons da fala depende do desenvolvimento linguístico e do desenvolvimento motor da criança. As dificuldades na fala podem surgir devido a uma alteração que dificulta ou impede a produção correta de sons ou fonemas.
Existem idades para a correta aquisição dos sons da fala. Por exemplo, aos 3 anos, a criança já deverá produzir todas as vogais e algumas consoantes como o /p/, /b/, /t/, /g/, /s/, /ch/, /R/ forte, entre outros, e aos 5 anos já deverá efetuar a produção correta do som /r/.
A linguagem engloba a compreensão – capacidade da criança ouvir e perceber a mensagem recebida – e a expressão – capacidade da criança expressar o que sente e o que vê seja através da linguagem verbal oral (fala) ou da linguagem não-verbal (gestos, símbolos, …).
Desta forma, no desenvolvimento da fala e da linguagem, é importante estar atento ao
vocabulário que a criança conhece; ao número de palavras usadas; à construção
frásica; à articulação/produção de cada um dos fonemas (sons) da língua; às trocas ou
omissões presentes na fala da criança; à intenção e iniciativa comunicativa; bem como
à fluência de fala da criança.