Todas as segundas, uma nova história!
O contar de histórias com as crianças é uma das formas mais antigas e mais poderosas de ensinar e tem um impacto na criança que vai muito além das palavras ditas.
Está comprovado que a leitura com crianças tem benefícios em diferentes áreas, tais como:
1. Desenvolvimento da linguagem
Nas histórias, o vocabulário é mais complexo e variado comparado com aquilo que falamos normalmente. Assim, as histórias são um veículo para aprender novas palavras e construir frases mais complexas.
2. Tempo de atenção
Nesta era digital, em que existe muita informação visual e em constante mudança, é difícil ouvir apenas. Ao contar histórias, que devemos tornar interessantes com a nossa voz, estamos a aumentar o tempo de concentração da criança.
3. Aprendizagem da leitura e da escrita
O contar histórias está intimamente ligado à aprendizagem da leitura e da escrita. Quando a criança conta a história tem de a organizar e visualizar dentro da sua cabeça, e estas competências são exatamente as mesmas que são necessárias para criar um texto organizado. Por outro lado, crianças habituadas a ouvir histórias sentem-se mais motivadas para aprender a ler e a escrever.
4. Criatividade e imaginação
Ao ler as histórias damos pistas sobre como se parece a personagem e o espaço, mas cabe ao ouvinte preencher a imagem, criando-a na sua cabeça. Para isto, é necessário que faça uso da sua criatividade e imaginação para construir um mundo inteiro.
5. Empatia
A leitura de histórias com personagens e/ou situações que não são as que a criança experiencia, promovem o conhecimento e a aceitação de realidades diferentes das dela. De igual forma, as histórias permitem que a criança se coloque na situação da personagem e que pense o que é que a personagem faria no cenário apresentado. Esta é a definição de empatia.
Na página do Facebook e no canal do Youtube da Psike iremos disponibilizar todas as segundas-feira uma história contada para crianças. Poderá deixar a criança ouvir e tirar algumas ideias para tornar as histórias mais interessantes.
A Terapeuta da Fala
Joana Pinheiro