A intervenção do terapeuta da fala, nesta área, permite melhorar e reabilitar as funções orais (respiração, a mastigação, a deglutição, a fala e a sucção).
O terapeuta da fala especializado em MOF pode ajudar crianças e adultos que fazem uma respiração oral (pela boca), prejudicando a qualidade do sono, o crescimento da face e a própria saúde.
No que toca à mastigação, é importante intervir quando há um amassamento do alimento entre a língua e o palato, ou o indivíduo faz uma mastigação preferencial para um dos lados, o que muitas vezes conduz a um crescimento maior de um dos lados da face. Pessoas que comem muito rápido, não mastigando bem os alimentos também poderão melhorar. Neste caso, pretende-se corrigir a mastigação, obtendo-se uma maior harmonização facial.
As alterações da deglutição, referem-se a situações em que o indivíduo engole usando com “ajuda” dos lábios, “empurra” os dentes com a língua ou coloca a língua entre os dentes. Por este motivo, é importante fazer uma avaliação em terapia da fala, antes de recorrer à colocação de aparelho ortodôntico, ou após a retirada do mesmo, evitando que velhos hábitos se voltem a instalar. E, por consequência, as alterações nos dentes surjam novamente. Pode também ocorrer dor ou dificuldade em engolir, ou a sensação de corpo estranho na garganta, necessitando de engolir várias vezes, tosse ou engasgo. Estas alterações e DIFICULDADES DE ALIMENTAÇÃO são bastante comuns em AVC, TCE e em pessoas de idade mais avançada.
Na produção dos sons da fala, são também necessárias, força, rapidez e precisão nos movimentos orofaciais e quando estas estão alteradas, pode ser necessário intervenção ao nível da terapia da fala.
Em bebés, é especialmente relevante a sucção, pois alterações nesta função, podem comprometer o ganho de peso e o desenvolvimento geral. Na Psike, desenvolvemos a CONSULTA DE FREIO DA LÍNGUA E DISFUNÇÕES ORAIS .
No domínio da estética facial, é possível atenuar as linhas de expressão e intervir na paralisia facial, melhorando a mobilidade dos músculos da face.