A articulação verbal envolve a coordenação dos lábios, língua, dentes e palato (céu-da-boca) para formar sons e palavras. Quando esta coordenação é afetada, podem surgir dificuldades ao nível da fala, nomeadamente perturbações da articulação, o que, por sua vez, pode comprometer a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.
Estas dificuldades podem ocorrem em várias faixas etárias, em crianças que apresentam atrasos no desenvolvimento da fala ou dificuldades em articular sons específicos, em adultos que sofreram traumas, acidentes ou doenças que afetam a sua capacidade de articular palavras corretamente, ou em pessoas com problemas neurológicos como a disartria, causada por lesões cerebrais ou doenças neurológicas.
O terapeuta da fala é o profissional especializado no diagnóstico e tratamento das perturbações da articulação. O seu trabalho envolve a análise e avaliação cuidadosa dos padrões de fala e a implementação de um plano terapêutico individualizado, adaptado às necessidades do paciente. O foco principal é ajudar a pessoa a produzir os sons corretamente e a melhorar a inteligibilidade da fala, contribuindo para melhorar a autoconfiança e bem-estar emocional.
Carine Santos
Terapeuta da Fala