A pessoa com demência necessita de cuidados de diversas especialidades, dependendo da fase em que se encontra. Na psike dispõe de equipa mulidiscilplinar, desde médico psiquiatra, a psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, que visa favorecer a autonomia do paciente, o máximo de tempo possível.
A psicologia clínica e a neuropsicologia intervém ao nível da estimulação cognitiva, preservando as capacidades cognitivas e comunicativas, na promoção do bem-estar psicológico (redução da ansiedade e depressão) e no apoio a cuidadores/família;
A terapia ocupacional apoia no treino de atividades da vida diária (vestir, comer, higiene), na adaptação da habitação para que se torne mais segura e funcional (retirar tapetes, iluminação, etiquetas, calendários), bem como na adaptação ou criação de materiais apoio (talheres, apoios para vestir, calçar), promovendo a autonomia e a participação do paciente em atividades significativas;
A terapia da fala intervém ao nível da estimulação da comunicação e a linguagem, prevenindo o isolamento, bem como ao nível da alimentação, evitando o engasgamento, através de exercícios que favorecem a deglutição e adaptação da consistência dos alimentos.
A fisioterapia é também bastante importante para a manutenção da mobilidade, equilíbrio e coordenação, prevenção de quedas e redução da dor e rigidez muscular. Exercícios como sentar e levantar da cadeira, subir degraus e transferências cama-cadeira ajudam o paciente a manter a sua autonomia e funcionalidade.

