Os bebés recebem todo o leite que precisam nos primeiros cinco a dez minutos da mamada
❌ Falso. Enquanto muitos bebés mais velhos podem ingerir a maior parte do leite nos primeiros cinco a dez minutos, isso não pode ser generalizado a todos os bebés. Os recém-nascidos, que estão aprender a mamar e nem sempre são eficientes na sucção, muitas vezes precisam de muito mais tempo para se alimentar. A capacidade de ingerir leite também está sujeita a resposta de “descida do leite” da mãe. Enquanto muitas mães podem ter um reflexo de ejeção imediato, outras podem não ter. Em algumas mulheres a ejeção de leite é feita em pequenos lotes várias vezes durante uma mamada. Em vez de impor um tempo-limite, o melhor é observar o sinais do bebé, permitindo que este pare de sugar ou até mostrar sinais de saciedade, como largar da mama e revelar mãos e braços relaxados.
O contacto pele com pele após o nascimento influencia a amamentação
✅ Verdadeiro. Os bebés que são colocados pele com pele após o nascimento exibem comportamentos biológicos/instintos para alcançarem a mama e começarem a mamar sem ajuda externa. Durante a primeira hora, quando o bebé começa à procura a mama, o reflexo de procura torna-se sucessivamente mais maduro. No reflexo de procura maduro, a boca está bem aberta e pronta para se agarrar à mama e a língua é posicionada no fundo da boca para ficar abaixo do mamilo / aréola enquanto o bebé se encaixa na mama com um movimento para a frente com a cabeça. Curiosamente, antes deste reflexo de língua de procura, o bebé faz movimentos de lamber, que visam moldar a aréola e o mamilo para facilitar a fixação do olhar, bem como para transmitir o sabor da mama para a boca do bebé. Esse comportamento de “familiarização” pode levar até 15 minutos antes que o bebé pegue na mama. Nesse período, o bebé costuma massajar a mama com as mãos, o que aumenta os níveis de ocitocina materna. Este aumento na ocitocina materna é sugerido para apoiar a ejeção do leite e o vínculo materno.
Uma mãe que amamenta deve espaçar as mamadas de modo a que as suas mamas tenham tempo para “encher”.
❌Falso. Cada díade mãe-bebé é única. O corpo de uma mãe a amamentar está sempre a produzir leite. As suas mamas funcionam em parte como um “tanque de armazenamento”, sendo que algumas têm mais capacidade mais do que outras. Quanto mais vazia a mama, mais rápido o organismo produz leite; quanto mais cheia a mama, mais produção de leite diminui. Se uma mãe espera consistentemente até que as mamas “encham” antes de amamentar, o seu corpo pode receber a mensagem que está produzir demais e isso pode reduzir a produção total.
Deve-se acordar o bebé para mamar.
✅ Verdadeiro. Enquanto a maioria dos bebés dá sinais quando precisa comer, há bebés no período de recém-nascido que não acordam muitas vezes de forma espontânea e por isso devem ser acordados, se necessário, para mamar pelo menos oito vezes por dia. Dificuldade em acordar para mamar pode ser causada por medicação do parto, medicação materna, icterícia, prematuridade e chupetas. Contudo, para que o bebé acorde e ative naturalmente os reflexos de procura da mama, deve-se promover o contacto pele com pele, e não despir o bebé ou fazer-lhe cócegas.
Conselheira em Aleitamento Materno OMS/Unicef
Psicóloga especialista em desenvolvimento infantil
Coordenadora do Núcleo do Bebé