O que é um AVC?
Um AVC é uma lesão súbita numa parte do cérebro que é causada quando o fluxo sanguíneo numa artéria é interrompido. O AVC provoca privação de oxigénio e nutrientes, em áreas do cérebro essenciais para a vida como a conhecemos, o que vai prejudicar as funções e capacidades da pessoa (CAOT, s.d.).
Terapia Ocupacional no AVC
A terapia ocupacional é a única profissão que ajuda as pessoas ao longo da vida a fazer as coisas que querem e precisam fazer através do uso terapêutico das atividades diárias (ocupações). Os terapeutas ocupacionais permitem que pessoas de todas as idades vivam a vida ao máximo, ajudando-as a promover a saúde e prevenir ou viver melhor com lesões, doenças ou deficiências (AOTA, s.d.).
O processo começa com uma avaliação formal em que são usados alguns instrumentos de avaliação, bem como é feita a anamnese sobre o cliente de modo a podermos identificar os problemas sentidos pela pessoa e/ou pelo seu familiar, bem como as competências e as atividades realizadas diariamente.
Após a avaliação e depois de identificar as dificuldades sentidas tanto pelo cliente como pela família deste, é desenhado um programa de intervenção adaptado para cada pessoa, com os objetivos que queremos trabalhar. Com este plano, pretende-se mitigar as dificuldades que impedem a pessoa de participar de forma ativa nas ocupações que lhe são significativas e pretende promover a independência e autonomia nas ocupações de forma a garantir um equilíbrio ocupacional que é tão importante para qualquer ser humano.
O acompanhamento pelo Terapeuta Ocupacional pode consistir em dar estratégias para potenciar as atividades já realizadas, realizar treino de Atividade de Vida Diária (Alimentação, Higiene, Vestir/Despir), indicar quais produtos de apoio mais indicados para cada caso e realizar o treino para o uso do mesmo, adaptação do ambiente (casa/local de trabalho) de forma a que a pessoa quando regresse a casa, tenha condições para retomar a sua rotina o mais independente possível, de modo a manter os papéis previamente ocupados, com o mínimo de auxilio possível.
Joana Neto
Terapeuta Ocupacional
Referências
Rowland, T. J., Cooke, D. M., & Gustafsson, L. A. (2008). Role of occupational therapy after stroke. 11(5), pp. 99-107. Obtido de https://www.annalsofian.org/article.asp?issn=0972-2327;year=2008;volume=11;issue=5;spage=99;epage=107;aulast=Rowland
AOTA. (s.d.). Become an OT/OTA. Obtido de AOTA: https://www.aota.org/career/become-an-ot-ota
CAOT. (s.d.). Occupational Therapy and Stroke. Obtido de Canadian Association of Occupational Therapists: https://www.caot.ca/document/4073/Stroke%20-%20Fact%20Sheet.pdf