Terapia Holística com Óleos Essenciais na Gravidez, Pós-Parto e Bebés
Os óleos essenciais possuem diversas propriedades medicinais, são antisséticos, anti-inflamatórios, antifúngicos, antivirais, antibióticos, ansiolíticos, entre outras.
Durante a gravidez, os óleos essenciais promovem a sensação de bem-estar, reduzem o cansaço, aliviam dores, náuseas e vómitos. Podem também ajudar na diminuição do medo e da ansiedade.
No pós-parto, a aromoterapia diminui o cansaço e a fadiga, a tensão, os sentimentos de tristeza e depressão e ajudam a dormir melhor.
Nem todos os óleos essenciais podem ser usados durante a gestação e no pós-parto, pelo que a sua utilização deve ser sempre aconselhada e monitorizada por um terapeuta.
Em bebés, a aplicação de óleos essenciais pode ser feita através de difusores, em massagens, banhos, através da aplicação de compressas e de vapores.
Esta consulta pode funcionar com um objetivo terapêutico em que os óleos exercem a sua ação terapêutica com o objetivo de corrigir um desequilíbrio ou como uma sessão de informação e aconselhamento à mãe sobre os óleos essenciais, aplicações e utilizações no bebé.
As principais utilizações de óleos essenciais em bebés destinam-se a promover um sono mais tranquilo ao bebé e aos pais, reduzir a ansiedade e ajudar no relaxamento, aliviar as cólicas, auxiliar no tratamento da congestão nasal, alivio as dores musculares, acalmar e prevenir as picadas de insetos e estimular o sistema imunitário.