A Terapia da Fala são risos, sentimentos, emoção, silêncio, palavras, um mundo de comunicação!
As nossas terapeutas da fala intervêm em que especialidades?
- Fala e linguagem: se o seu filho sofrer de dificuldades de articulação, expressão e compreensão, ou seja, dificuldade na capacidade da criança ouvir e perceber a mensagem recebida ou da criança expressar o que sente e o que vê seja através da linguagem verbal oral (fala) ou da linguagem não-verbal (gestos, símbolos, …). Esta especialidade também é adequada se ao falar a criança trocar sons ou fonemas.
- Dislexia, leitura e escrita: se o seu filho apresentar dificuldades em produzir rimas, em dizer quantas sílabas contém cada palavra ou de reconhecer palavras que tenham os mesmos sons. Estas características podem comprometer a aprendizagem da criança (leitura e escrita) ou até ser indicativo de suspeita de dislexia.
- Comunicação aumentativa: se o seu filho apresentar perturbação no crescimento, como autismo, deficiências ou surdez. Esta é a especialidade adequada quando a criança apresenta algum tipo de comprometimento na sua capacidade de compreender e expressar conceitos verbais (não conseguir falar nem expressar-se) e não verbais (ter dificuldades em fazer contacto ocular, em interagir com os colegas ou em manter uma conversa).
- Motricidade Orofacial: se o seu filho apresentar dificuldades de respiração, mastigação, deglutição, fala e sucçã Esta especialidade é indicada se a criança respirar pela boca ou tenha mordida aberta, prejudicando a qualidade do sono, o crescimento da face e a própria saúde. Se a criança ao mastigar o alimento seja feito entre a língua e o palato ou maioritariamente por um dos lados da boca.
Também é indicada antes e após a colocação de aparelho ortodôntico, evitando que velhos hábitos se voltem a instalar. E, por consequência, as alterações nos dentes surjam novamente. Se a criança apresentar dificuldade na produção dos sons da fala, esta especialidade é indicada no sentido de ser necessário, força, rapidez e precisão nos movimentos orofaciais. - Seletividade Alimentar: se o seu filho apresentar limitação dos alimentos ingeridos, restringindo-se a 20 alimentos, por exemplo. Esta especialidade é indicada quando a criança tem sensibilidade a certas texturas, sabores e cheiros, ou preferência por comida muito condimentada, muito quente ou muito fria.
- Consulta do Freio da Língua e Disfunções Orais: se o seu bebé apresentar dificuldades de amamentação, o que pode comprometer o ganho de peso e o desenvolvimento em geral. Se tiver o freio curto ou em situação de pró/pós frenectomia.
- Dificuldades de alimentação: se a criança apresentar dificuldades em engolir, mastigar só de um lado ou quando amassa a comida com a língua, provocando alterações na arcada dentária. Esta especialidade também é indicada se a criança contrair os lábios, colocar a língua entre os dentes ou contrair o músculo do queixo, ao engolir.
Caso identifique alguma dificuldade acima mencionada, procure a ajuda de um especialista na Psike!