As primeiras palavras normalmente surgem aos 12 meses. É considerada uma palavra uma sequência de sons com UM significado. Podem ser palavras do vocabulário do adulto (exemplo: pão), podem ser aproximações (exemplo: á, para água) ou sons (exemplo: ão ão, para cão).
Antes de dizer as primeiras palavras, as crianças precisam de outras competências, tais como:
- Compreender o significado das palavras e frases que lhes são ditas
- Interesse em partilhar (informação, ações, etc)
- Capacidade de interagir (com o corpo, o olhar, etc)
- Atenção conjunta (capacidade de interagir sobre um tema/objeto comum aos interlocutores)
- Apontar
- Brincar com outros (adultos e crianças)
- Interesse no outro
Assim, para que possamos ter um desenvolvimento da linguagem harmonioso, muitas competências devem estar presentes antes da primeira palavra. Além de que, dificuldades nos estágios mais iniciais, conduzem, muitas vezes, alterações com cada vez maior impacto.
Desta forma, na Psike, promove-se a intervenção o mais precocemente possível. Fornecendo aos pais e cuidadores estratégias para que possam dar continuidade ao trabalho técnico, e, juntos, conseguirmos atingir o melhor potencial de cada criança, em todas as fases da sua vida.
Joana Pinheiro
Terapeuta da Fala