Areas de Intervenção

Rhythmic Movement Training (RMT)

O Rhythmic Movement Training (RMT), foi criado em Estocolmo, na Suécia, na década de 70 por Kerstin Linde. Kerstin Linde baseou-se nos movimentos que é suposto os bebés fazerem nos primeiros meses de vida, para integrar os reflexos, sendo estes mesmos movimentos os alicerces do desenvolvimento, postura, aprendizagem, emoções e comportamento.

O RMT, assenta na aplicação de movimentos rítmicos, devendo estes serem exatos e aplicados no corpo inteiro.

O método RMT aplicado diariamente fornece:

1) estimulação sensorial, que por sua vez desenvolverá redes nervosas do tronco cerebral, cerebelo e gânglios da base e neo-córtex

2) aumentar o tónus muscular dos extensores do tronco, melhorando consequentemente a postura corporal, respiração e resistência.

Estas redes nervosas desenvolvidas irão melhorar a atenção e concentração; diminuir a impulsividade e integrar os reflexos primitivos, facilitando deste modo a capacidade da criança, jovem e adulto regular o seu nível de atividade.

Este método está indicado para tratamento de Medos, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), Paralisia Cerebral, Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), Doença Mental (esquizofrenia, psicoses) e Dislexia, entre outras perturbações, após avaliação de terapeutas com formação adequada.

O apoio especializado pode ajudar. Peça uma avaliação pelas terapeutas ocupacionais da psike.