O Pilates Clínico é um método que contribui para a melhoria da qualidade de vida a nível físico e mental, cujos princípios são a respiração, a centralização, a concentração, o controlo, a precisão e a fluidez.
Este método, desenvolvido por Pilates, na década de 1920 procura, através de um vasto conjunto de exercícios de baixa intensidade e poucas repetições, melhorar o fortalecimento muscular, o alongamento muscular, o equilíbrio, a coordenação motora e a consciência corporal.
Com poucas sessões, os praticantes já conseguem sentir os seus benefícios, tanto a nível físico como no bem estar geral. O pilates é indicado para pessoas saudáveis, como forma de prevenção de problemas de postura ou outras dificuldades musculoesqueléticas. É especialmente indicado para pacientes com algum desvio postural, tanto em termos de tratamento inicial, como em temos de manutenção das melhorias obtidas com este tratamento. É também uma boa forma de prevenção de recidivas de crises agudas em termos de dificuldades físico-motoras.
As sessões podem ser individuais ou em pequeno grupo permitindo um acompanhamento personalizado, por parte do fisioterapeuta, de acordo com os objetivos pretendidos. Esses objetivos são definidos numa consulta de avaliação inicial, por parte de um fisioterapeuta com formação e treino em Pilates Clínico, em que se avalia o paciente, a nível postural, clínico e musculoesquelético.