A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é uma condição clínica que afeta 5 % das crianças em idade escolar.
As dificuldades que os jovens apresentam em focar a atenção e em permanecer engajado numa atividade pode ser um obstáculo à realização das tarefas do dia a dia e também desportivas mas também pode ser uma vantagem. Será?!?!?
Sim. As exigências de algumas atividades desportivas beneficiam desta energia extra que os jovens com este diagnóstico apresentam. Desportos como a natação- quem não se lembra de Michael Phelps, campeão Olímpico desta modalidade? – Wrestling, Atletismo de pista, Ski e Snowboarding são alguns desportos em que a PHDA se pode apresentar como uma vantagem desportiva!
Os jovens com PHDA têm a sua memória implícita preservada e sendo esta a envolvida na prática desportiva, conseguem ser mais bem sucedidos no desporto do que nas atividades escolares que fazem maior uso da memória explicita!
Claro que a motivação inconsistente, o comportamento opositor, a desregulação emocional, as dificuldades de concentração e de planeamento de muitos destes jovens são uma desvantagem na prática desportiva. Por outro lado, a Impulsividade- quando é necessário uma maior velocidade de movimentos e tomada de decisão- o Hiperfoco – bloqueiam as distrações durante o treino e a competição – e a Procura de Novidade- associada a atletas de elite em alguns desportos, concorrem positivamente para o sucesso em alguns desportos!
E assim sendo, será que a PHDA é um fator de insucesso para quem quer ser um atleta de competição?
Claro que não! O jovem apenas tem que perceber como é que a sua condição interfere com o desporto que pretende praticar e ver qual a intervenção terapêutica que resulta melhor no seu caso pessoal. O que é mais apropriado para uns desportistas, pode não o ser para outros. Não esquecer que devido ao controlo anti-doping, é necessário informar os responsáveis acerca da medicação que toma.
Para além dos jovens que praticam desporto de competição, há a referir que a prática desportiva é também um bom apoio na intervenção multimodal da PHDA, para todos. Combinada com outras abordagens – medicação, psicologia, terapias – o desporto exerce um efeito positivo nestes jovens.
Adaptação da Comunicação do Dr. Pedro Henriques Santos, 5º Congresso Nacional de PHDA, 10/11/2022