O momento que estamos a passar é bastante desafiante e está a implicar uma grande restrição às nossas rotinas e àquilo que estávamos habituados. Novos desafios se impõem, mas também novas oportunidades se criam. Quero deixar-vos algumas sugestões!
? É muito importante que se mantenham em casa com os vossos bebés, pela vossa segurança e pela dos outros.
? É normal que se possam sentir mais ansiosos tendo em conta o que se está a passar. Tentem arranjar um momento do dia para praticar o autocuidado e fazerem uma coisa que vos dê prazer. Por exemplo na hora da sesta do bebé.
?É também normal que o vosso bebé possa estar mais irritável, pois houve mudança de rotinas e ele ainda está na fase de transição para a nova rotina. Aceitem e compreendam que o vosso bebé precisa de um tempo para se ajustar
?Para os bebés maiorzinhos que estavam em creche tentem manter, dentro do possível, a rotina da creche. Para os bebés mais pequeninos não se preocupem tanto com as rotinas, deixem-se guiar pelo bebé.
?Aproveitem este tempo para se conectarem ainda mais. Lembrem-se que vocês são o melhor brinquedo para o vosso bebé. Brincar com o bebé reforça o vinculo e tem um grande potencial de estimulação. Vão para o chão e brinquem, rebolem, incentivem o bebé a rolar/ gatinhar (adequando a fase de desenvolvimento)
?Aproveitem também para estabelecer uma rotina de massagem. Vai ajudar a vocês e ao bebé, pois o toque/massagem estimula ocitocina (hormona do amor) e em consequência diminui o cortisol (hormona de stress). A massagem ajuda todos a lidar com o stress do momento.
?Os bebés precisam de estimulação sensorial. Além do toque/massagem, façam atividades com musica, sons, movimentos, luzes… Sempre de acordo com preferências do bebé.
?Quanto ao sono, é importante manter a rotina das sestas (se as houver, se não houver seguir as pistas do bebé). Muito importante manter a hora do levantar e que o bebé receba luz solar logo pela manhã. Venham à varanda ou à janela logo pela manhã. Manter a hora do levantar constante ajuda a manter padrão de sono.
?Para algumas mães/pais este momento de isolamento é ainda mais desafiante, por estarem sozinhas ou por outras situações. Procurem manter contacto telefónico/online regular com alguém.
?E nós também nos vamos mantendo por aqui para aquilo que vos for preciso. Alguma questão contacte-nos!
Filipa Marques
Psicóloga da Psike
Coordenadora do Núcleo do Bebé