✅ Sabia que a Osteopatia pode intervir diretamente nas disfunções Sistema Nervoso Autónomo, através do Nervo Vago?
✅ Se este sistema estiver comprometido, pode sentir cansaço permanente, problemas digestivos (azia, digestão pesada, obstipação), sono desregulado, alterações da frequência respiratória e cardíaca, ansiedade, dor occipital, cervical e de ombros.
O Sistema Nervoso Autónomo regula funções vitais: a tensão arterial, a frequência cardíaca, o sono, a vigília, a digestão, e os processos de cicatrização. Se este sistema estiver saudável, todas estas funções são mantidas num estado de equilíbrio. Mas… se vivemos situações de stress prolongado (seja ele físico ou psicológico), este sistema aumenta a produção de adrenalina e cortisol (as hormonas do estado de alerta e do stress). E isso traduz-se em cansaço permanente, que pode evoluir para problemas digestivos (refluxo gastro-esofágico, azia, digestão pesada, obstipação), sono desregulado, alterações da frequência respiratória e cardíaca, ansiedade, dor occipital, cervical e de ombros.
Como é que a Osteopatia pode ajudar?
Através da libertação do Nervo Vago em todo o seu percurso! Este nervo é o principal componente do Sistema Nervoso Autónomo: nasce na base do crânio, percorre toda a coluna, até chegar aos órgãos vitais. Se não houver “obstáculos” no seu percurso, todos os órgãos comandados pelo Nervo Vago funcionam melhor. Ao tratar diretamente a causa do problema, a Osteopatia diminui a inflamação e a dor nesses órgãos.
Com Osteopatia, podemos verificar em que locais é que o Nervo Vago está comprimido ou menos móvel, e restaurar a sua boa função: através de manipulações vertebrais, técnicas de relaxamento miofascial e técnicas neuromusculares.
Fernando Ferreira
Osteopata