Já ouviu falar em processos de Orientação Vocacional e/ou Aconselhamento de Carreira?
Quer os jovens quer os adultos, em determinadas fases do seu percurso escolar e/ou profissional, podem deparar-se com situações de indecisão quanto à escolha do caminho a seguir. O final do 9º ano ou do 12º ano são exemplos de dois momentos de decisão importantes na nossa vida.
Ao longo do processo de Orientação Vocacional e/ou Aconselhamento de Carreira ajudamos jovens ou adultos a tomarem decisões, orientando-os para as suas melhores escolhas na carreira académica ou profissional.
Estes processos permitem conhecer as tuas aptidões, interesses e personalidade, para que possas escolher melhor o teu percurso académico e/ou profissional mais adequado ao teu perfil. Para além disso, ajudamos-te a conhecer as escolas onde lecionam os cursos e as saídas profissionais que possas demonstrar mais interesse e vocação. Antes de fazermos uma escolha é fundamental saber o que queremos, mas para isso temos de recordar e avaliar tudo o que fizemos, pensar no que gostamos de fazer, no que sabemos fazer bem, no que é mais importante para nós, no que aprendemos com facilidade, no tipo de tarefas que realizamos com entusiasmo.
O planeamento da nossa carreira tem de ser um processo dinâmico, que ocorre ao longo da nossa vida. As decisões que tomarmos hoje, não são para a vida. Em qualquer momento podemos mudar os nossos planos, pois o mercado de trabalho também está em constante mudança e os nossos interesses podem mudar.
Este serviço é realizado por um Psicólogo, especialista nesta área e pode ser realizada de forma individual ou para pequenos grupos de pessoas (máximo 6 pessoas) que se encontrem na mesma faixa etária.
Andreia Serras
Psicóloga Educacional com Especialidade Avançada em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira.