Este é o mês que muitos pais estão a voltar ao trabalho e os bebés irão iniciar a creche. Nesta fase particularmente desafiante para todos, o mais importante é manter a conexão e assegurar que este seja um retorno o mais tranquilo possível. Para bebés pequenos que estão para iniciar é bom planear e discutir com o seu médico como pretende alimentar o seu bebé, se mantê-lo apenas a leite materno ou leite adaptado exclusivo ou se iniciar a alimentação complementar. Se pretender manter o seu bebé a aleitamento exclusivo até aos 6 meses, que é a idade recomendada, caso seja um bebé que esteja a ser alimentado a leite materno, é importante iniciar a extração regular atempadamente a fim de garantir leite suficiente para o bebé na sua ausência. Se pretender iniciar a alimentação complementar antes do bebé iniciar a creche, é bom que também o faça atempadamente, para que todas estas transições na vida do bebé não sejam em simultâneo. É importante dar-lhe tempo para assimilar cada uma delas de cada vez e com tranquilidade.
E a transição para a creche?
Esta deve ser feita de forma o mais gradual possível, de forma a que o bebé se possa ir adaptando à nova realidade. Nos primeiros dias o bebé deve estar pouco tempo e ir aumentando gradualmente. Prepare-se também antecipadamente para esta transição e para o que ela pode trazer, é provável que o bebé chore e que fique angustiada de o ver assim. Reconheça que este choro do bebé é temporário e que ele vai ficar bem. Reconheça que também para si é um momento de nova adaptação e que é natural que fique triste por estar longe do seu bebé. Mais tarde o vosso reencontro vai ser ainda mais entusiasmante e reconfortante. Aproveite o final do dia para se reconectar com o seu bebé, estando apenas para ele, brincando e conversando face a face e dando muitos miminhos.
Bons inícios!
Filipa Marques
Psicóloga especialista em desenvolvimento e educação. Conselheira em aleitamento materno e terapeuta de massagem para o desenvolvimento do bebé.