Sabemos que a prática de desporto é uma prática de vida saudável e é fortemente influenciada por factores motivacionais, levando a uma experiência repleta de emoções.
E também sabemos que quando alcançamos o objectivo de praticar desporto, sentimos bem-estar, prazer, satisfação e sentimos aquela boa sensação de sucesso e realização, o que, por conseguinte, nos mantém animados, motivados em perseverar e preservar a manutenção dessa prática de saúde e satisfação. Todo o nosso corpo se anima com a
prática de desporto, produzindo substâncias químicas que nos energizam, pois depois do esforço do treino, sentimo-nos cansados sim, mas bem-dispostos, cheios de energia e essas mesmas substâncias que nos animam, também nos protegem a saúde, pois fortalecem o nosso sistema imunitário. Em suma, a ciência demonstra que a prática de
exercício nos torna mais fortes para fazer face quer a vírus, bactérias e demais agentes patogénicos, quer às “chatices”, às adversidades, contrariedades e desafios da vida.
E porque, independentemente da idade, de miúdo a graúdo, todos caminhamos, na vida, em diferentes trilhos biológicos, sociais e psicológicos e a promoção de hábitos saudáveis permite uma vida mais longa e activa, recomenda-se a escolha de uma actividade da preferência e gosto pessoal de cada um e cada qual, não ir em modas dos outros, mas escolher à sua moda, à sua maneira e se possível, senão todos os dias, com um ritmo certo, naquele dia, àquela hora, com alegria, foco e objectivo.
Seja saudável, exercite-se, faça por si que bem merece ser feliz.
Sofia Nobre
Psicóloga da Psike
Doutorada em Psicologia – Psicologia Clínica e Neuropsicologia
Este texto não obedece ao AO90