A gravidez é um momento único na vida de uma mulher. Contudo, o milagre da vida traz imensas transformações, inseguranças e preocupações que levam a reequacionar hábitos de vida menos saudáveis. Começa aqui a ponderação das escolhas alimentares e a procura de alternativas medicamentosas menos tóxicas e com menos riscos.
O que é a homeopatia?
A homeopatia integra as chamadas medicinas alternativas, que prefiro designar por medicinas não convencionais, pois pode também ser alternada com outra medicação ou terapia.
Qual o objetivo da homeopatia?
A abordagem homeopática tem como objetivo tratar o indivíduo como um todo, integrando, assim, o bem-estar físico, mental e social, e defendendo que o equilíbrio se encontra na estreita ligação entre todas as dimensões do organismo. Os medicamentos homeopáticos estão sujeitos a regulamentação e são prescritos por profissionais de saúde, sendo particularmente adequados a grávidas e a bebés dado a elevada diluição dos seus componentes (que os torna praticamente isentos de efeitos colaterais). Assim como a medicina tradicional, a homeopatia não deve ser administrada sem a respetiva prescrição, já que os seus componentes e dosagens devem ser aplicados em função dos sintomas e características de cada paciente.
Em que casos é recomendada a homeopatia?
Na gravidez:
Pode ser recomendada para tratar sintomas frequentes: enjoos, azia, dores lombares, cãibras, pernas pesadas, cansaço, hemorroidas, dores pélvicas, insónias e alterações de humor. Mas nem só… A homeopatia contribui ainda para a prevenção do aborto e a preparação para o parto.
No pós-parto:
Facilita a cicatrização, diminui o sangramento e favorece a contração uterina, contribuindo para uma recuperação mais rápida. Por outro lado, intervém nos problemas de amamentação, exaustão e depressão pós-parto.
Em recém-nascidos:
A homeopatia pode ser utilizada nos problemas mais comuns: as cólicas, a regurgitação, o nascimento dos primeiros dentes, alterações do sono, gripes, infeções reincidentes, entre outras. A ação preventiva da homeopatia permite, ainda, reforçar a imunidade dos bebés e crianças, evitando ou diminuindo a frequência e gravidade de infeções.
A homeopatia ajuda o organismo a reequilibrar-se, estimulando a energia vital e fortalecendo o sistema imunitário. As vantagens e os resultados dos tratamentos homeopáticos são significativos, sendo, por isso, uma alternativa com sucesso para mamãs e bebés.