A Hipnoterapia em crianças é um tratamento considerado de baixo risco, indicado para a maior parte das crianças. O tratamento é indicado a partir dos 3 anos de idade, sempre com a autorização dos pais e o acompanhamento de um profissional habilitado.
A Psicologia e a Pediatria tem investigado as aplicações de Hipnose com crianças, desde os anos 50. Tal como nos adultos, a Hipnose não possui qualquer contra-indicação com crianças. Trabalhar hipnoticamente com uma criança traz determinados benefícios, como por exemplo:
- Aumenta a qualidade da relação;
- Pode melhorar a interação entre técnico e a criança;
- Aumenta a eficácia da comunicação e das intervenções.
Pode ser usada para melhorar metodologias de estudo, auto-regulação emocional, controlo de dor, medos, receios e diminuição de ansiedade. Também tem sido um recurso valioso nas seguintes situações
- Xixi na cama
- Roer unhas
- Medos em geral
- Ansiedade
- Separação dos pais
- Hiperatividade
- Problemas de socialização
- Perturbações alimentares
- Problemas com autoestima
- Perturbação do sono
Tal como em qualquer intervenção, o técnico tem conhecimentos específicos sobre os estádios de desenvolvimento, já que o trabalho hipnótico terá de ser adaptado a cada fase da criança ou jovem. O técnico pode ter de brincar, realizar jogos, desenhos ou outras atividades que entendam que sejam necessárias para o estabelecimento da relação terapêutica. Pois, sem a colaboração da criança, não existe Hipnose!