Esta área da fisioterapia, realizada por um fisioterapeuta especializado em fisioterapia respiratória pediátrica, trata as principais disfunções causadas por doenças respiratórias nomeadamente, Bronquiolite Viral Aguda, Bronquiolite Obliterante, Pneumonias, Asma, Fibrose Cística, Atelectasias e Pós e pré-operatórios de cardiopatias e pneumopatias.
Inicialmente é realizada a avaliação da situação clínica do bebé ou criança, inclusive a saturação de oxigénio, a fim de determinar o programa de reabilitação, que pode ser de pequena ou média duração. Este pode passar pela eliminação das secreções e o uso de manobras e técnicas que melhoram a ventilação pulmonar, a perfusão e a oxigenação, bem como a utilização de dispositivos da mais alta tecnologia para reabilitação respiratória.
Além da diminuição das crises agudas, estes tratamentos vão melhorar a condição do paciente podendo evitar o internamento hospitalar, sendo a fisioterapia respiratória nos bebés um importante aliado para prevenção de doenças no trato inferior respiratório.
Se seu bebé ou criança apresenta dificuldades para mamar ou comer, mostra cansaço ao mínimo esforço, tem dificuldades em dormir, constipações nasais recorrentes ou tosses frequentes, não hesite em procurar um fisioterapeuta respiratório.