A fisioterapia pediátrica é uma especialidade que trata as alterações motoras e/ou físicas dos bebés, crianças e adolescentes. As doenças podem ser congénitas ou adquiridas após o nascimento. Na infância, o desenvolvimento motor acontece com elevada intensidade, devido à plasticidade cerebral, por isso é importante intervir logo que se detetem as dificuldades.
As principais situações indicadas para fisioterapia pediátrica são: atraso no desenvolvimento motor dos bebés, atrofia muscular, paralisia cerebral, desvios posturais, torcicolo congénito e assimetrias cranianas, fraturas e entorses, trissomia 21, lesões do plexo braquial e má-formações congénitas e mielomeningocele, entre outras.
Através de variados recursos terapêuticos e técnicas manuais é possível tratar e/ou evitar o agravamento das alterações motoras e musculoesqueléticas, favorecendo o desenvolvimento correto da criança, para que atinja a adolescência e a idade adulta com o mínimo de danos motores possíveis.
O objetivo do fisioterapeuta é desenvolver as capacidades motoras e cognitivas de forma correta e no tempo esperado, favorecendo a autonomia da criança, sempre de através do brincar.