Os cuidados prestados desta área da fisioterapia podem ser uma mais-valia durante a gravidez e pós-parto, em situações de incontinência urinária, nas disfunções sexuais e na recuperação pós-cancro de mama.
Na gravidez ajuda a diminuir as dores músculo-esqueléticas decorrentes das transformações que ocorrem no corpo da mulher; o recurso à Drenagem Linfática Manual obtém o alívio das pernas “inchadas”.
No pós-parto, alivia as dores músculo-esqueléticas resultantes das posturas mantidas durante os cuidados prestados ao recém-nascido, previne e trata a incontinência urinária e fortalece a musculatura abdominal e do pavimento pélvico.
Na recuperação pós-cancro da mama, melhora a mobilidade e o aspeto da cicatriz, melhora a funcionalidade do membro superior do lado afetado e diminui o “inchaço” do membro superior quando há remoção de gânglios linfáticos.
Se tem incontinência urinária ou outras dificuldades ao nível do pavimento pélvico, os exercícios propostos podem diminuir ou eliminar essas dificuldades, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Inês Silva
Fisioterapeuta especializada em Fisioterapia pélvica