A fisioterapia musculoesquelética trata as lesões relacionadas com os ossos, músculos, tendões e ligamentos podendo elas ser de origem crónica ou aguda. Para tal, o fisioterapeuta faz uso de técnicas manuais como a libertação miofascial e a drenagem linfática e de recursos terapêuticos como o ultrassom, TENS e FES. Antes de iniciar o tratamento é realizada uma avaliação criteriosa que envolve todas as variáveis que afetam a funcionalidade do paciente para definir a intervenção mais adequada.
As principais alterações tratadas são a Osteoporose, as Artroses e Artrites Reumatoides, as Tendinites e Tenossinovites, as Epicondilites, as Cifoses, Escolioses e Lombalgias, as Ciatalgias, os Torcicolos, a Fibromialgia, as Fraturas e Entorses, as Hérnias Discais, as Roturas Musculares, Tendinosas, Ligamentares e as Lesões Articulares. É também de extrema relevância no Pós-operatório de próteses anca, fémures, joelhos e ombros e no Pós-operatório de cirurgias de hérnias discais e vertebrais.
As sessões poderão ser realizadas visando a diminuição das dores, a melhoria da flexibilidade, o fortalecimento muscular, o treino de equilíbrio e proprioceptivo, adequação postural, treino de marcha, entre outros.