A Fisioterapia Cardiorrespiratória é indicada para pessoas que sofrem de doença respiratória, aguda ou crónica, diminuindo os sintomas de forma significativa. Os principais são o cansaço, mesmo com pequenos esforços, falta de ar, dificuldade na realização das atividades do dia a dia, tosse frequente e aumento na produção de secreções pulmonares.
O tratamento é implementado após uma avaliação cardiorrespiratória completa, que permite definir um plano de tratamento personalizado. Este é composto por variados exercícios respiratórios, com recurso a vários equipamentos, que irão melhorar a capacidade respiratória do paciente. É realizado o treino da musculatura inspiratória (TMI) através de um dispositivo que funciona como um “haltere para o diafragma”.
Nas sessões de reabilitação, são utilizadas técnicas e recursos da mais alta inovação de reabilitação cardiorrespiratória e são ensinadas, ao paciente, estratégias para remoção de secreções e conservação de energia. Isto permite controlar as crises, evitar ou diminuir os internamentos hospitalares e evitar o uso excessivo de medicação, melhorando a sua qualidade de vida.
A fisioterapia cardiorrespiratória é de extrema importância em situações de pré e pós cirurgias cardíacas, pulmonares e abdominais, patologias como Asma, DPOC, Enfisema Pulmonar, Bronquite Cronica, Hipertensão arterial, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Doenças neuromusculares, AVC’s e também pessoas com sequelas pós Covid-19.