A fibromialgia é uma condição crónica que não é classificada como doença inflamatória ou autoimune, estando mais relacionada com o sistema nervoso. Os sintomas variam entre as pessoas, sendo a dor generalizada o mais comum. Fadiga severa, problemas de sono e alterações de humor, como ansiedade e stress, também são frequentes. Atualmente, não há cura para a fibromialgia e não existe prevenção conhecida para esta doença, no entanto, existem formas de controlar os sintomas associados, com o intuito de melhorar a condição e a qualidade de vida.
Não existem medicamentos específicos e o tratamento deve ser multidisciplinar, adaptado a cada paciente e à fase em que este se encontra. Exercício, sono saudável e gestão da ansiedade ou stress parecem ser as estratégias mais eficazes.
Desta forma apresentamos um programa terapêutico que combina o Mindfulness-Oriented Recovery Enhancement (MORE), o Exercício e o Sono:
MORE – Mindfulness-Oriented Recovery Enhancement (MORE) é uma intervenção inovadora baseada em evidência. É um programa de treino mental que une aspectos complementares do treino em mindfulness, terapia cognitivo-comportamental e princípios da psicologia positiva. O programa MORE tem tido resultados muito promissores na gestão da dor, ansiedade e stress.
Exercício – Tratamento de primeira linha para a fibromialgia. É fundamental adaptar os exercícios às necessidades e limitações individuais, considerando os sintomas específicos e a gravidade da fibromialgia. Tem sido demonstrado que incorporar atividade física regular na rotina de indivíduos com fibromialgia pode levar a melhorias significativas na dor, função física e níveis de energia. Esta abordagem ajuda não só a controlar os sintomas, mas também a melhorar a qualidade de vida geral.
Sono – Tratar problemas de sono na fibromialgia é crucial para a gestão eficaz da condição. Um sono de qualidade pode reduzir a dor, melhorar a função cognitiva, aumentar os níveis de energia, melhorar o humor, estabilizar o sistema imunitário e aumentar a qualidade de vida geral. Portanto, implementar estratégias para melhorar o sono deve ser uma prioridade no plano de tratamento para pacientes com fibromialgia.
Este programa procura de, forma individualizada, controlar a dor, melhorar a qualidade do sono, aumentar os níveis de energia física e mental, melhorar a qualidade de vida e munir o paciente com uma estratégia de longo prazo.
Se procura uma solução inovadora e integrada para o tratamento da fibromialgia, marque já a sua consulta!