Estamos em época de festas, de dias e noites agitados e preenchidos com a azáfama dos festejos, mas a correria destes dias tem quem nos faça fazer um Stop ou abrandar o ritmo… os nossos bebés!
Porque continuam ali e a precisar de nós para os ajudar a satisfazer as suas necessidades, temos de nos lembrar que também o nosso ritmo tem de ser ajustado a eles, e que há pontos importantes que não devem ser descurados.
Então, o que pode fazer para que no meio de toda agitação da época o seu bebé consiga estar tranquilo e aproveitar mais?
– Respeitar e manter o horário habitual das sestas é fundamental para que tenhamos um bebé bem disposto e recetivo a aproveitar toda estimulação extra que recebe do ambiente à volta e dos familiares
– Procurar um sítio calmo e escurecido para o bebé dormir. A estimulação sensorial é importante, mas também um momento com estímulos reduzidos é importante para ajudar o bebé na transição para o momento de dormir
– Manter a hora habitual de comer, beber o leite ou a amamentação em livre demanda. Principalmente para os bebés que ainda só bebem leite, o momento de voltar à mãe (ou outro cuidador) para beber o leite é um momento que ajuda o bebé a autorregular-se e a acalmar-se.
De uma forma geral, o mais importante é olhar para o bebé e entender aquilo que ele nos quer transmitir que está a precisar naquele momento e respeitar o seu ritmo, para que todos juntos possam usufruir ao máximo.
Boas Festas para todas as nossas famílias, pais e bebés! Que em 2021 nos possamos voltar a encontrar e a partilhar bons momentos!
Filipa Marques
Psicóloga especialista em desenvolvimento infantil
Responsável pelo Núcleo do bebé da Psike