O terapeuta ocupacional tem um papel fundamental na intervenção junto de crianças com dificuldades na escrita manual.
Numa época em que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das crianças é necessário refletir sobre o impacto do uso dos tablets e teclados numa atividade tão complexa como a escrita. Vários estudos apontam:
- Impacto positivo da escrita à mão na capacidade de leitura;
- A escrita à mão promove o desenvolvimento da criança e a capacidade de abstração;
- Crianças que escrevem apontamentos à mão retém mais informação do que as que escrevem no teclado.
Além do uso dos teclados “roubarem” o tempo da escrita à mão, há outro grande fator que pode afetar o processo de aprendizagem da escrita: a introdução da escrita no pré-escolar. Isto deve-se ao facto de as crianças em idade pré-escolar não estarem suficientemente maduras a nível neurológico para aprender este processo tão complexo, o que pode originar um processo errado de aprendizagem, erros na formação de letras e consequentes erros na aprendizagem da leitura.
A escrita à mão é uma tarefa bastante complexa e envolve diversos sistemas sensoriais e funções do nosso corpo. Para escrever é necessário criar a imagem visual da letra, orientar visuoespacialmente a construção das letras nas linhas do caderno, ter um bom planeamento motor para a desenhar corretamente, uma boa coordenação óculo-manual, uma boa perceção tátil para pegar corretamente no lápis, uma boa proprioceção para exercer a força necessária durante a escrita, um devido controlo postural e estabilidade do membro superior e punho.
Alguns sinais de alerta para dificuldades na escrita manual são:
- Dificuldade em pegar no lápis;
- Dificuldade em pintar dentro das linhas;
- Fazer muita ou pouca força a escrever ou desenhar;
- Os trabalhos ou desenhos ficarem muito sujos;
- Escrever as letras muitos pequenas, grandes ou ao contrário;
- Cansar-se muito facilmente a escrever ou desenhar.
Sempre que se verificar alguma dificuldade na escrita manual deve-se procurar uma avaliação e um Terapeuta Ocupacional para compreender o que dificulta o processo de escrita da criança e intervir devidamente.