Psicologia - João Santana Lopes

João Santana Lopes

Certificação Profissional:  Cédula Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses n.º 4465.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com especialidades avançadas em Psicoterapias e em Intervenção Precoce pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Especialista no ramo de Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde (Decreto-Lei n.º 414/91); com formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise, no âmbito da formação de psicanalistas da Sociedade Portuguesa de Psicanálise

Formação Académica

Licenciatura em Psicologia, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Mestrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica do Desenvolvimento), na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Experiência Clínica

Integra a equipa da Psike desde 2014, exercendo funções no âmbito da psicoterapia e psicanálise.

Mantém prática privada de Psicologia Clínica desde 1989 e de Psicanálise desde 2006.

Desde Julho de 2004, integra os quadros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHC/CHUC), onde é Assistente Principal de Psicologia Clínica. Aí exerce funções de Psicólogo Clínico no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico e no Hospital Geral (Covões), onde é responsável pela Consulta de Psicologia da Obesidade.

Exerceu anteriormente funções de Psicólogo Clínico no Centro de Atendimento de Toxicodependentes da Figueira da Foz, no Projecto de Apoio à Família e à Criança (PAFAC) e no Centro de Apoio Médico-Psico-Pedagógico, em Coimbra.

Psicólogo Clínico com experiência clínica em psicanálise, psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos e avaliação psicológica, em diversos contextos e áreas de intervenção.

Experiência Docente

1997-2007, leccionou no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, nos Mestrados de Sociopsicologia da Saúde e de Toxicodependências e Patologias Psicossociais.

1996-2007, Professor Auxiliar Convidado da Universidade Internacional da Figueira da Foz, onde leccionou desde o ano lectivo de 2000/01, as disciplinas de Psicanálise e de Psicoterapias da licenciatura em Psicologia.

Áreas de Interesse

Psicoterapias, psicanálise.