Psicologia - Filipa Marques

Filipa Marques

Certificação Profissional: Cédula Profissional N.º 14834 da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Especialista em Psicologia da Educação, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Certificação Competências Pedagógicas: Certificado de Competências Pedagógicas N.º F603416/2013, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Formação Académica e Profissional

2006/2011, Mestrado Integrado em Psicologia, área de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

2018, Formação “Compreender o Bebé, Apoiar a Família” sob a direção de Constança Cordeiro Ferreira, pelo Centro do Bebé.

2018, Terapia de Regulação Infantil: Protocolo Clínico para perturbações do humor e da ansiedade em crianças e adolescentes, pela Psikontacto.

2017, Curso Breve de Avaliação e Intervenção em Crianças e Adolescentes, pela Psikontacto

2015, Workshop de Doula de Parto da DONA International, lecionado por Sandra Oliveira, Bionascimento

2015, Curso de Introdução ao parto para doulas, aprovado pela DONA International, lecionado por Sandra Oliveira, Bionascimento

2015, Curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno OMS/UNICEF, pela Mama Mater/ IBFAN Portugal

2013, Curso de Ludoterapia, pela Webstudy.

2012, Curso-Breve de Avaliação Psicológica e Intervenção Sistémica em Processos de Regulação das Responsabilidades Parentais, pela FPCE da Universidade de Coimbra.

Experiência Profissional

Desde 2011, integra a equipa da Psike desenvolvendo avaliação e intervenção psicológica ao nível do desenvolvimento infantil, dificuldades de aprendizagem e orientação vocacional.

2010/2011, Estágio Curricular no Colégio São Teotónio (Coimbra).

2010, Estágio extracurricular de curta duração na Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo de Coimbra.

Publicações e apresentações

Nobre Lima, L. & Marques, F. (2013). Out of Sight, Out of heart? The Perception Of Security of Attachment in Children of Divorced Parents. Pavia: Abstracts of 6th International Attachment Conference.

Marques, F. & Nobre Lima, L. (2012). Crianças a tempo inteiro com pais a tempo parcial: a perceção da segurança da vinculação em crianças filhas de pais divorciados. Porto: Atas 1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP.

Apresentação de poster “Intervenção articulada de Psicologia e Terapia Ocupacional na PHDA -Caso Clínico”. 1.º Congresso Nacional de PHDA, 2018, Coimbra.

Áreas de Interesse

Psicologia do desenvolvimento e da educação, processos de aprendizagem, teoria da vinculação, intervenção precoce, aconselhamento parental, relação pais-bebé.

Email: filipamarques@psike.pt