“Espelho meu, Espelho meu: quem (não) fui … quem serei Eu?
Diz-nos John Bowlby: “You know, you tell me”
É através da experiência em relação e na relação que se torna possível compreender como sentimos e nos relacionamos, atribuir sentidos à dor mental e resolver as dificuldades individuais e conjugais.
O processo terapêutico é feito de avanços e recuos … uma caminhada que se experiencia lado a lado… um trilho que se explora acompanhado … em busca das peças que sustentam a nossa História.
Enquanto psicóloga, procuro dar colo e voz às necessidades, dificuldades e dores emocionais de crianças, adolescentes, jovens, adultos, casais e famílias.
Assegurar um espaço que potencie a expressão autêntica da verdade individual, acolher e escutar o que de mais singular cada pessoa consigo traz e potenciar o crescimento mental.
Um compromisso com a verdade, num mergulho ao colorido subjetivo que nos marca e demarca.
Quer na terapia individual, quer na terapia de casal, pretende-se explorar, em profundidade, pensamentos, sentimentos, desejos, conflitos e comportamentos … via de compreensão, (re)significação e transformação das dores emocionais, dinâmicas relacionais e do funcionamento mental-emocional-relacional.
Compreender as origens de quem se é e o seu impacto na forma como nos sentimos, expressamos, relacionamos e experimentamos o mundo à nossa volta. Revelar a manutenção das dificuldades individuais e de como podem estas emergir ao longo das nossas vidas e das nossas relações. Reconhecer as necessidades (in)conscientes que tais dificuldades podem expressar. Despertar para o que vamos repetindo e, portanto, revivendo, de modo a transformar e expandir o colorido subjetivo que nos habita.
“Eu sempre procurei força e confiança fora de mim, mas vem de dentro. Está lá o tempo todo.”
Anna Freud
Ana Nunes
Psicóloga Clínica na Psike Figueira da Foz, Coimbra e online