O distúrbio do sono está a ser cada vez mais diagnosticado, tanto nos adultos quanto em crianças. O distúrbio do sono, segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, pode ser dado pela presença de episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono e manifesta-se como uma redução (hipopneia) ou a completa (apneia) suspensão do fluxo aéreo, apesar da manutenção do esforço inspiratório.
Consequências nas crianças: baixo rendimento escolar, deficit de atenção e hiperatividade, baixa estatura, alterações cardiovasculares e alterações no esqueleto facial.
Consequências nos adultos: alterações neurológicas e respiratórias, desde a redução da memória ao aumento do risco de hipertensão arterial sistémica e insuficiência cardíaca congestiva.
Tratamento
Tem como objetivo geral normalizar a ventilação e a oxigenação noturna, eliminar o ronco e a fragmentação do sono. Desta forma, após o diagnóstico feito através do exame polissonografia, o utente é avaliado por uma equipa multidisciplinar, que vai estabelecer o melhor tipo de tratamento. Dentre eles destacam-se a pressão positiva de vias aéreas superiores (CPAP), as dietas, os aparelhos ortodônticos intra-orais, as cirurgias e a terapia da fala, recentemente incorporada às intervenções de tratamento.
Terapia da Fala
A terapia da fala consiste na adequação da anatomia morfológica e funcional dos órgãos fonoarticulatórios. As alterações decorrentes da respiração inadequada ocasionam fraqueza da musculatura orofaríngea que pode ser reduzida a partir da terapia miofuncional. A terapia miofuncional pode ser potencializada com o uso de alguns recursos tecnológicos como a electroestimulação. Os resultados estão comprovados cientificamente.
Do que você esta a espera para melhorar a qualidade da sua própria vida?
“Uma manhã bem vivida precisa de uma noite bem dormida”.
Juliana Sá Rico
Terapeuta da Fala