A utilização da casa-de-banho é uma Atividade da Vida Diária.
E o desfralde pode ser um processo complexo. Quando as crianças passam por dificuldades nesta fase poderão existir muitas condicionantes, para além do “comportamento”, tipicamente conotado.
Há competências práxicas (ideação, planeamento motor e execução) e sensoriais envolvidas neste processo, e a superação das dificuldades da criança pode passar por uma abordagem da Terapia Ocupacional, baseada na teoria de Integração Sensorial.
A praxis é a área do desenvolvimento de aprender o que fazer e como fazer uma ação nova – ideação, planeamento, execução.
Como está a Praxis relacionada com o desfralde?
Um pobre planeamento pode condicionar a utilização da casa-de-banho, desde o processo de vestir/despir à posição necessária para a utilização da sanita ou bacio. Assim como a sequenciação de todo o processo inerente à utilização da casa-de-banho pode se tornar confuso e constituir uma barreira para a criança se aventurar nesta nova etapa.
Como estão os nosso sistemas sensoriais relacionados com o desfralde?
Quando estamos perante uma disfunção de processamento sensorial, significa que a reatividade sensorial vai ser desajustada e manifesta-se de duas formas:
- Hiporreatividade sensorial, quando a resposta dada à experiência sensorial é inferior ao que seria esperado (existe um estímulo intenso e a criança não reage ou não se incomoda com o mesmo)
- Hiperreatividade sensorial, quando uma experiência sensorial típica e considerada normal afeta drasticamente a resposta e o desempenho da criança.
Uma criança com baixa perceção tátil pode não se aperceber da necessidade em fazer as necessidades ou que sujou a fralda/cuecas;
Hiperreatividades táteis podem inibir a vontade da criança no processo de defecação;
Hiperreatividades auditivas e olfativas podem condicionar a utilização de autoclismos e da casa-de-banho no geral.
O seu filho tem estes comportamentos? Esclareça as suas dúvidas com o nosso terapeuta ocupacional especializado em Toileting! Serviço disponível na Psike Figueira da Foz e Pombal.
João da Avó
Terapeuta Ocupacional
Especialista em Toileting