Pensa que o seu filho já deveria ser capaz de se sentar sem ajuda? Conheça um pouco mais sobre o desenvolvimento motor das crianças e fique atento aos sinais de alerta.
Todos os bebés e crianças apresentam o seu próprio ritmo de crescimento e evolução, no entanto, é importante conhecer o padrão normal de desenvolvimento motor, para estar alerta caso exista um possível atraso no desenvolvimento do seu filho.
0-1 Mês
No primeiro mês, os movimentos do bebé são sobretudo reflexos como o de preensão, sucção e de moro (movimentos bruscos como abrir as mãos em resposta a ruídos). Nesta fase, a cabeça do recém-nascido é muito pesada e é natural que ainda não exista um controlo eficaz dos músculos do pescoço. Vê com maior nitidez entre os 25-35cm, distância a que fica a cara da mãe enquanto amamenta.
2-3 Meses
A partir do segundo mês o bebé pode já conseguir ter mais controlo da cabeça e consegue elevá-la quando está de barriga para baixo. Começa a descobrir as mãos, que estão mais relaxadas e abertas. Os membros inferiores também já estão mais esticados e firmes.
4- 5 Meses
Com esta idade o bebé começa a explorar as mudanças de posição, pode conseguir virar-se de lado. Já é capaz de controlar as mãos e já segura objetos. Nesta fase, o bebé tem a tendência de levar tudo o que consegue agarrar à boca.
6-7 Meses
O bebé começa a rolar nas duas direções (de costas para a posição de barriga para baixo e vice-versa), também já é mais fácil assumir a posição de sentado, embora em alguns casos seja necessário algum apoio. Troca os objetos de uma mão para a outra.
8-9 Meses
Nesta altura é natural que o seu bebé comece a rastejar, a ficar sentado sem apoio e alguns começam a querer gatinhar. Podem já conseguir assumir a posição de pé, quando estão apoiados. Começam a explorar a pega dos objetos com a pinça do polegar e indicador.
10-11 Meses
A partir dos 10 meses o bebé levanta-se sozinho e começa a deslocar-se em pé agarrado aos móveis. Vai progressivamente experimentando a posição de pé sem apoio e pode começar a treinar o apoio unipodal com apoio.
12-18 Meses
É natural que durante este período o bebé comece a andar sozinho sem apoio, e cada vez com mais confiança nele próprio, também é a altura do seu bebé ser autónomo nas mudanças de posição. É expectável que role, rasteje, gatinhe, se sente e levante com o mínimo de ajuda.
Na Psike, temos uma equipa de fisioterapeutas que o podem ajudar a avaliar o desenvolvimento motor do seu filho e, case se note alguma diferença no seu padrão de movimentos, podemos sugerir-lhe os caminhos a seguir!
Fisioterapeutas: Ana Santos, Henrique Vieira e Marta Mendes | Conheça os nossos serviços de Fisioterapia aqui!