O ábaco é um recurso manipulativo muito útil na aprendizagem do cálculo.
Em alunos mais jovens, a iniciar as aprendizagens matemáticas, propomos as seguintes atividades com o ábaco horizontal:
1- Contagens – solicitar à criança que conte uma a uma as contas da vareta horizontal;
2- Comparações – colocando quantidades diferentes do mesmo lado da vareta, questionar a criança: “Onde é que há mais?
3- Promover a conservação das quantidades: comparando duas varetas, uma com as bolas juntas e outra com as bolas separadas, questionar: “Onde é que há mais? Voltar a juntar as contas que estão afastadas e perguntar: “E agora?”
4- Composição do número 10, de múltiplas formas. Para isso pedimos à criança que divida as contas em quantidades desiguais, nas várias varetas.
5- Transpôr para o papel, as composições realizadas com o ábaco, passando para um nível de abstração superior.
Estas são algumas atividades indicadas para crianças do 1º ano, mas o ábaco é um recurso importante para níveis de escolaridade superiores, nomeadamente até ao 6º ano de escolaridade. Em crianças com dificuldades de aprendizagem, é um recurso indispensável pois permite uma maior concretização das quantidades, a diversificação de atividades, fomenta a motivação do aluno e, por conseguinte, obtemos melhores níveis de concentração, memorização e aprendizagem.
Sílvia Adão
Psicóloga especialista em Necessidades Educativas Especiais