Os materiais manipulativos são um recurso fundamental para a iniciação à matemática. Quando entra na escola, o pensamento da criança é concreto, necessitando de suporte físico para compreender os números, fazer comparações e operações como adição e subtração.
Como podemos usar as barritas de cor para desenvolver estes conceitos?
Exercício 1 – Seriação/comparação
Fazer uma escadinha com as barritas, da menor à maior. Podemos entregar as barritas à criança e ela constrói a escada livremente. Também podemos deixar algumas barritas por colocar, entregando-a à criança posteriormente, para que ela as possa colocar no lugar certo.
Exercício 2- Apresentar duas barritas e perguntar: “Qual a maior? Qual a menor?”
Exercício 3 – Associar as barritas ao número. “Quanto vale esta barrita?” Para isto podemos construir uma barrita equivalente com as barritas das unidades.
Exercício 4 – Compor e decompor quantidades (por exemplo fazer o 7 de formas diferentes, 4+3, 2+5, 6+1, etc).
Exercício 5 – Realizar as primeiras adições e subtrações (por exemplo 7=5+2 então 7-5=2 e 7-2=5) desenvolvendo a noção de reversibilidade.
Estes são exercícios elementares que usamos na introdução às competências numéricas. Mas as barritas de cor também podem ser usadas posteriormente, para o ensino da multiplicação, divisão, padrões, base 10, entre outras.
Mais tarde, voltaremos a este tema, mostrando a relevância do uso deste material em competências matemáticas mais avançadas!
Sílvia Adão
Psicóloga, Especialista em Necessidades Educativas Especiais