O que é o Apoio Psicopedagógico?
O apoio psicopedagógico tem como objetivo desenvolver as competências de leitura, escrita, cálculo, atenção/concentração e organização das tarefas escolares, do aluno com dificuldades nestas áreas. Tem como consequência, melhorar o desempenho escolar, promovendo o sentimento de competência e auto-estima do aluno, alcançando o sucesso escolar.
Esta intervenção tem como base os ensinamentos da psicologia cognitiva, a psicologia da aprendizagem e da neuropsicologia, desenvolvendo tarefas que visam desenvolver competências como a atenção, a linguagem, a memória, a leitura e a escrita.
As sessões tem uma abordagem lúdica, multissensorial e adaptada ao nível de desenvolvimento da criança, torna a aprendizagem motivadora e eficaz. As sessões são personalizadas e destinam-se a desenvolver competências próximas daquelas que a criança já evidencia, para que, com uma pequena ajuda ou pista, a assimilação aconteça.
Mas na verdade, o que diferencia este apoio de outros apoios escolares, é a relação. A relação que se cria entre a criança e o psicólogo, é uma relação única, de empatia, aceitação e confiança, semelhante àquela que se estabelece no âmbito de uma terapia psicológica. É este elo que o psicólogo cria com a criança e a sua família que vai ajudar no desenvolvimento da criança, potenciar as suas capacidades e transmitir a esperança de que é possível ultrapassar as dificuldades. Trabalhar em Apoio Psicopedagógico, é ver a criança e o adolescente, desenvolver-se enquanto aluno e pessoa, com vista a um adulto competente e feliz, no ser percurso pessoal e profissional.
Na Psike, o Apoio Psicopedagógico é realizado por uma psicóloga, especialista em Psicologia da Educação ou com Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais, e não por uma licenciada em educação.
Como se faz?
– Utiliza matérias manipuláveis, jogos e atividades de forma a aumentar a motivação e a aprendizagem
– Foco transversal nas disciplinas do 1º ciclo e/ou nas dificuldades especificas de aprendizagem (leitura, escrita e cálculo)
– Acompanha o programa escolar ou trabalha com base nas principais dificuldades da criança
A quem se destina o Apoio Psicopedagógico?
– Crianças com dislexia, disortografia, discalculia
– Crianças com autismo, hiperatividade e défice de atenção (PHDA/ TDAH)
– Crianças com necessidades educativas especiais, atraso do desenvolvimento ou défice cognitivo
– Crianças com dificuldades na leitura (ler ou entender o que está a ler)
– Crianças com dificuldades nos métodos de estudo
– Crianças com baixa auto-estima, desmotivação, desinteresse na escola
– Crianças que não conseguem fazer contagens, cálculo e resolver problemas
– Crianças com dificuldades de atenção e organização nas tarefas escolares
Se o seu filho revela alguma destas dificuldades, a Psike tem a melhor solução!