A comunicação é fundamental em qualquer relação, especialmente para o bem-estar e satisfação pessoal de cada parceiro. Porém, muitas vezes nem sempre é fácil conseguir e manter uma comunicação saudável.
A comunicação saudável permite aos parceiros expressarem as suas necessidades, sentimentos e expetativas de uma forma clara e assertiva, a ouvirem e compreenderem o ponto de vista um do outro de uma forma respeitosa. Infelizmente há muitos casais com uma comunicação infetada e doentia. E existem muitas causas diferentes que provocam os problemas de comunicação entre os casais. Algumas das mais comuns incluem:
Falta de tempo ou energia para a comunicação. Muitas vezes o(a)s parceiro(a)s estão tão ocupados ou exaustos que não têm tempo ou energia para se dedicarem a uma comunicação eficiente com o outro(a).
Diferenças culturais ou de estilo de comunicação. Dependendo da cultura ou experiência pessoal de cada um, podem ter estilos de comunicação diferentes e podem interpretar ou expressar as coisas de forma diferente.
Falta de capacidades de comunicação. Alguns parceiros(a)s simplesmente não têm as competências necessárias para comunicar de forma eficiente com o outro(a). E isto, pode ser devido à falta de prática ou ainda a problemas de autoestima ou confiança, etc.
Problemas emocionais ou de saúde mental. Pode tornar difícil a comunicação com o parceiro devido a uma possível depressão ou mesmo ao transtorno de ansiedade.
Diferentes histórias de vida. Parceiro(a)s com histórias de vida muito diferentes podem ter dificuldade em compreender ou comunicar com o outro(a) devido à falta de experiência ou devido os diferentes contextos partilhados.
Para além das diferentes causas mencionadas, a má comunicação ainda podem ser devido aos:
• Mal-entendidos frequentes.
• Dificuldade em expressar necessidades ou sentimentos.
• Falta de escuta ativa.
• Comunicação passiva-agressiva.
• Discussões ou brigas frequentes.
Diante das causas mencionadas, os problemas de comunicação podem levar o casal ao:
• Distanciamento emocional.
• Falta de satisfação na relação.
• Questões de confiança.
• Aumento da probabilidade de infidelidade.
• Aumento da probabilidade de separação ou divórcio.
Diante destes fatores, o terapeuta de casal pode ajudar o(s) parceiro(a)s a aprenderem a expressar as suas necessidades e sentimentos de forma clara e assertiva; melhorar a escuta ativa e a compreensão do ponto de vista do outro; aprender técnicas de resolução de conflitos; lidar com as discussões de uma forma saudável, aprender a reconstruir a confiança e a ligação emocional após um período de afastamento ou de problemas graves, entre outras estratégias saudáveis.
Se está a ter dificuldades na sua comunicação com o seu parceiro(a), a terapia de casal é um instrumento muito útil para resolver problemas de comunicação entre os casais, sendo uma forma de tratamento que se centra na relação entre duas pessoas e na forma como podem melhorar a sua comunicação e resolver conflitos de uma forma saudável.
Drª. Daiana Menezes
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde