O termo codependência emocional define-se pela dependência excessiva de um indivíduo em relação a outro. Pode muitas vezes ser identificado como uma prisão, onde o individuo suporta qualquer tipo de comportamento/consequências, sem perceber que está abrir mão da sua própria vida e sonhos.
Estar numa relação de codependência é muitas vezes ficarmos limitados, no nosso crescimento e desenvolvimento enquanto pessoas.
Muitas vezes, não temos consciência que estamos numa relação de codependência. Por vezes pensamos que é normal agirmos de determinada forma e/ou fazermos determinadas coisas pelos outros e tais comportamentos tornam-se hábitos que viram rotinas de meses ou anos.
Deve estar atento aos sinais que podem indicar que tens uma relação de codependência com um namorado/a e/ou familiar e que de alguma forma fazem com que vivas em função do outro. Muitas vezes a tua própria felicidade não existe, o que importa é que a outra pessoa esteja feliz.
Alguns sintomas e sinais de codependência:
- Não ser capaz de se colocar em primeiro lugar e ter dificuldade em tomar as suas próprias decisões;
- Criar expetativas altas com gestos de carinho pouco significativos por parte do seu companheiro/a;
- Medo de perder a outra pessoa e ficar sozinho;
- Anular-se enquanto pessoa e satisfazer as necessidades do outro em primeiro lugar;
- Sentir ansiedade, pena e culpa quando a outra pessoa tem um problema;
- Sentir-se com raiva e uma vítima, quando acha que os seus gestos e comportamento não estão a ser avaliados pelo seu parceiro/a.
Tratamento
É importante então que a pessoa codependente faça algum tipo de acompanhamento psicológico , tais como: terapia de casal, terapia familiar ou terapia individual, pois é sempre uma situação causadora de stress e sofrimento para a pessoa em questão e para aquelas que a rodeiam.
Em vários estudos, é comum existir uma forte associação destes padrões de codependência com outros problemas graves como alcoolismo, transtornos alimentares e outros comportamentos auto-destrutivos e vícios patológicos. Pessoas que sofrem com codependência também são mais susceptíveis de atrair novos abusos de indíviduos agressivos e ficar em empregos altamente stressantes.
Renato Cordeiro
Psicólogo Clínica