O que é a bronquiolite?
É uma doença causada por um virús respiratório, sendo o principal VSR (virús sincicial respiratório), acomete os bebés dos 0 aos dois anos. O virús fica alojado em toda a via respiratória, mas o processo inflamatório é nos bronquíolos nas terminações mas distais do pulmões.
Como começam as bronquiolites?
Como uma constipação comum com coriza, tosse e obstrução nasal. Pode ou não ter febre e evolui por volta do 3ª ao 5ª dia com pieira no peito e em alguns casos mais graves, com dificuldade respiratória e desidratação.
Como tratar os casos mais leves?
Quando o bebé não apresenta desconforto respiratório (falta de ar), pode-se controlar em casa, com o controle da febre, hidratação frequente, descanso adequado, e fisioterapia respiratória para restabelecer o quanto antes as funções respiratórias.
Como tratar os casos mais graves?
O internamento só é necessário quando o bebé necessita de cuidados mais específicos no hospital, como:
- Hidratação (soro por via venosa)
- Oxigenioterapia, para manter os níveis de saturação adequados
- Fisioterapia Respiratória
Curiosidade! Sabia que a bronquiolite está entre as principais causas de internação dos bebés?
Quais os sinais de agravamento da Bronquiolite?
- Dificuldade Respiratória Severa: Se a criança apresenta respiração rápida, superficial e com uso dos músculos respiratórios acessórios (como retrações subcostais).
- Cianose: A cianose é a coloração azulada ou arroxeada da pele, geralmente nos lábios e unhas, devido à falta de oxigênio no sangue.
- Recusa de Alimentação e Líquidos: Se a criança não está conseguindo se alimentar ou beber, isso pode ser um sinal de que a doença está piorando.
- Extremo Lethargia ou Irritabilidade: Mudanças extremas no estado de alerta da criança, como sonolência extrema ou irritabilidade excessiva, podem indicar complicações.
- Sinais de Desidratação: Olhos fundos, lágrimas ausentes ao chorar, boca seca e diminuição da produção de urina são sintomas de desidratação que podem ocorrer em casos graves de bronquiolite.
- Exaustão Respiratória: A criança pode parecer exausta devido ao esforço respiratório excessivo.
- Mudanças na Frequência Cardíaca: Frequência cardíaca anormalmente alta ou baixa pode ser um sinal de estresse nos sistemas respiratório e circulatório.
Se o seu bebé apresentar algum destes sinais de gravidade, é fundamental procurar assistência médica imediatamente ????
O tratamento precoce em fisioterapia pode ajudar a evitar complicações graves.
Camila Té Magalhães
Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Respiratória pediátrica