A Apneia do Sono é um distúrbio, em que a pessoa deixa de respirar durante curtos períodos de tempo (10s) durante o sono. Os sintomas e sinais da AOS podem ser:
– Ressonar;
– Sonolência excessiva durante o dia;
– Fadiga;
– Pausas respiratórias, durante o sono;
– Dores de cabeça;
– Sono fragmentado.
A apneia do sono é uma doença que se manifesta de forma diferente de pessoa para pessoa. As causas são múltiplas, nomeadamente obesidade, doença cardiorrespiratória, alterações respiratórias e quase sempre estão relacionadas com as estruturas da face (língua ou palato mole com pouca força e mobilidade).
O terapeuta da fala, através de exercícios de motricidade orofacial, vai ajudar a reeducar as estruturas da boca, melhorando a sua força e mobilidade, permitindo uma melhor passagem do ar durante o sono.
O psicólogo, pode ser um recurso importante para ajudar na adesão à utilização de equipamentos mecânicos que visam a diminuição da apneia do sono, nos casos mais severos.
A intervenção na Apneia do Sono deve ser multidisciplinar, personalizada e baseada nas características individuais do doente. Estes profissionais, podem melhorar a qualidade de vida e a qualidade do sono do doente, sendo possível reduzir a intensidade e a frequência do ressonar, bem como diminuir a gravidade da Apneia do Sono.
Se pretende tratar a sua Apneia do Sono, marque aqui a sua consulta.