A alimentação e estilo de vida antes e durante a gravidez, lactação e primeira infância tem efeito a longo prazo na saúde da criança, incluindo o risco de doenças crónicas como a obesidade, e outras doenças associadas à alimentação como diabetes e doenças cardiovasculares.
Se está a pensar engravidar e não se alimenta tão bem como poderia, este é o momento ideal para pensar em melhorar a alimentação. Fazer algumas mudanças simples e positivas na alimentação e estilo de vida pode ajudar a garantir que o corpo está melhor preparado para a gravidez.
Sabia que o peso com que engravida influencia o risco de complicações na gravidez? Mulheres com peso saudável têm menor risco de complicações, quando comparado com mulheres com baixo peso ou peso acima do recomendado.
O aumento de peso durante a gravidez é natural, mas manter o ganho de peso num nível saudável, alimentando-se de forma adequada e mantendo-se ativa, será bom para si, para o seu filho e para o sucesso da gravidez. No entanto, a gravidez não é um momento para fazer dieta nem perder peso!
Semelhante a qualquer padrão alimentar, uma alimentação vegetariana deve neste período garantir nutrientes importantes e necessários para a gravidez e amamentação. O padrão alimentar vegetariano, mesmo quando exclusivo, pode ser adequado a todas as fases do ciclo de vida, incluindo a gravidez, desde que bem planeado e sob orientação de um profissional de saúde.
Na Psike cuidamos de si em todas as fases da sua vida! E a gravidez é uma delas em que fazemos questão de estar do seu lado.
Agende a sua consulta de nutrição!
Joana Azenha
Nutricionista