O que faz o profissional de Aconselhamento Parental?
Partimos do princípio que boa parte dos pais avalia a parentalidade como uma fase de desafios, de mudança, de um misto de emoções: responsabilidade e culpa, medos e certezas, amor e perda de autonomia, também costumam dizer que as crianças não vêm com manual de instruções e que não há uma “faculdade” para essa função.
Verdade e mentira!
A missão da parentalidade na sociedade atual é mais solitária, trabalhamos mais, as crianças estão mais tempo na escola, muitos avós ainda estão no mercado de trabalho e isso faz com que os pais estejam mais e mais sozinhos para exercer a sua parentalidade.
A família é o primeiro ambiente social da criança e as interações não saudáveis neste contexto são fatores de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde mental.
O aconselhamento parental tem o objetivo de apoiar e ajudar os pais, por meio de diretrizes que as ciências psicológicas apontam com pesquisas, a ter mais satisfação e segurança no exercício da sua parentalidade. Para serem guias do sucesso emocional dos seus filhos.
E assim chegamos a conclusão de que a afirmação “criança não nasce com manual de instrução” é verdade e mentira. De facto elas não vem com um manual, mas a ciência aponta o caminho que pode ser aprendido em um curso para pais.
O RePrograma – programa de aconselhamento parental já está na Psike, com a psicóloga Priscilla da Matta, método validado que já ajudou mais de 600 famílias a ter mais satisfação e segurança na parentalidade.