Contacte-nos das 9:00 às 19:00 horas
info@psike.pt
Figueira da Foz – Pombal – Viseu – Coimbra

Telefone: 233 094 496* / 914 299 927**

MARQUE UMA CONSULTA
  • Home
  • Consultas
    • Psicologia
    • Terapia da Fala
    • Terapia Ocupacional
    • Fisioterapia
    • Nutrição
    • Consultas Médicas
    • Terapias Complementares
  • Serviços
    • Mediação Familiar
    • Psicotécnicos de Condutores
    • Serviço Social
    • Recrutamento e Seleção de Talentos
    • Dinâmicas de Grupo para Empresas
    • Avaliação dos Riscos Psicossociais
  • Núcleo do Bebé
  • Crianças e Adolescentes
  • Adultos
  • Idosos
  • Equipa
  • Preços
  • Contactos
Telefone: 233 094 496* / 914 299 927**
233 094 496

A importância da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e escrita

O conceito de consciência fonológica é a capacidade que a criança possui para compreender e, principalmente, refletir sobre a estrutura sonora da língua. O conceito refere-se à capacidade de facilmente identificar e manusear conscientemente as unidades da linguagem oral. Ao adquirir esta consciência, a criança percebe que as palavras são segmentáveis em sílabas e fonemas.

Em suma, podemos concluir que a consciência fonológica é a capacidade que a criança tem de pensar na palavra e compreender que esta pode ser composta por elementos menores que podem ser combinados de diferentes formas, alterando o significado da palavra. A informação fonológica é utilizada para o processamento da linguagem oral e escrita.

O papel da linguagem, mais especificamente, da consciência fonológica tem sido um dos temas mais presentes nos últimos anos no que respeita à aprendizagem da leitura e da escrita. Segundo Freitas, Alves & Costa (2007), um dos passos cruciais na iniciação à leitura e à escrita consiste na promoção da reflexão sobre a oralidade e no treino da capacidade de segmentação da fala encadeada (segmentar o contínuo sonoro em frases, as frases em palavras, as palavras em sílabas e estas nos sons que as compõem). A capacidade de manipular explicitamente os sons da fala determina em grande medida o processo de aprendizagem da leitura e escrita e contribui para o desenvolvimento da consciência dos sons da própria linguagem verbal oral (Ventura, Figueiredo, & Capelas, 2019).

A consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita são hoje aspetos entendidos como mutuamente dependentes (Guaresi, Oliveira, Oliveira, & Teixeira, 2017). Quando a criança ainda não conhece os nomes e/ou sons das letras na escrita, por vezes, revelam dificuldades em fazer corresponder as letras aos sons da produção oral das palavras. No entanto, gradualmente e com o resultado da maturação do sistema fonológico e do desenvolvimento da consciência fonológica, as crianças começam a entender que cada grafema (letra) corresponde a um ou mais fonemas (sons). Desta forma, é crucial a promoção de competências de consciência fonológica, pois estas estão inerentes à compreensão da relação existente entre os sons (fonemas) e as letras (grafemas).

Morais J. (1997) diz-nos que a “capacidade de analisar de forma intencional a fala em fonemas” está inteiramente relacionada com a “aprendizagem da leitura no sistema alfabético”.

Muitos autores consideram que o desempenho das crianças em determinadas tarefas de consciência fonológica é indicador do seu sucesso ou insucesso na aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita (Guimarães, 2003).

Andreia Amaro
Terapeuta da Fala



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cunha , S. M. (2011). A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA – FACTORES PEDAGÓGICOS E COGNITIVOS . Lisboa: Escola Superior de Educação Almeida Garrett .

Freitas, M., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da Lingua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Ministério da Educação Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Guaresi, R., Oliveira, E., Oliveira, J., & Teixeira, L. (2017). A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O VOCABULÁRIO NO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO.

Guimarães, S. (2003). Dificuldades no Desenvolvimento da Lectoescrita: O papel das Habilidades Metalingüísticas. Psicologia: Teoria e Pesquisa.

Sim-Sim. (1998). Desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Duarte, I. (2008). O conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: Ministério da Educação.

Morais, J. (1997). A arte de ler: Psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Edições.

Maria Dias. (2013). O papel da consciência fonológica nas Dificuldades Específicas de Leitura e Escrita (DELE): na perspetiva dos docentes do 1.o CEB. 128.

Artigo anterior
Paralisia Facial Periférica
Artigo seguinte
Promo Natal – Núcleo do Bebé
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

Artigos recentes

  • Telemóveis e Crianças: Liberdade ou Vigilância Necessária? Maio 15, 2025
  • Terapia de Casal: Tornar Visível o Invisível na Relação Maio 15, 2025
  • Em Busca do Eu Autêntico: Psicoterapia e Relação Terapêutica Maio 14, 2025
  • Apoio Psicológico em Coimbra: Quando Tudo Pesa, a Psicoterapia Pode Ajudar Maio 13, 2025
  • Ecógrafo na Fisioterapia Pélvica: Tecnologia ao Serviço da Sua Recuperação Maio 13, 2025

Categorias

  • Idosos (9)
  • Serviços (6)
  • Terapias Complementares (8)
  • Consultas Médicas (7)
  • Nutrição (5)
  • Psicomotricidade (1)
  • Fisioterapia (9)
  • Terapia Ocupacional (5)
  • Terapia da Fala (4)
  • Psicologia (11)
  • Uncategorized (1)
  • Adultos (13)
  • Crianças e Adolescentes (13)
  • Grávidas e bebés (18)
  • Noticias (62)
  • Blog (152)
  • Terapias & Tratamentos (47)
  • Áreas de intervenção (1)
  • Eventos Psike (41)

Receba um Vale de 20%

Ao subscrever aceito a politica de privacidade da Psike. Ver Política de Privacidade

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Subscrever a nossa newsletter

Ao subscrever aceito a politica de privacidade da Psike. Ver Política de Privacidade

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Contactos

info@psike.pt
+351 233 094 496
Figueira da Foz – Rua Rogério Reynaud, nº12, 3080-251, Figueira da Foz
Facebook
Instagram
Vimeo
YouTube

Menu

  • Blog
  • Terapias & Tratamentos
  • Noticias
  • Eventos Psike
  • Fotos Psike
  • Metodologias
  • Perguntas Frequentes

©2023 Psike by Simpleweb.pt

  • Certidão de Registo
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Livro de Reclamações
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkPolítica de Privacidade