Areas de Intervenção

Stress, Ansiedade e Depressão

As exigências profissionais, pessoais e familiares podem fazer-nos mergulhar na rotina de formas prejudiciais à nossa saúde e ao nosso bem – estar.

Há inúmeras situações que podem ser causadoras de stress e estas surgem, frequentemente, quando há uma mudança ou um fator que não conseguimos controlar.

O stress pode surgir pontualmente, como quando estamos atrasados para um compromisso, ou quando trabalhamos muito num só dia, mas também pode prolongar-se no tempo e tornar-se nocivo para a nossa saúde. A vida profissional é um dos fatores responsáveis pelo stresse nos dias de hoje, uma vez que cada vez é mais exigente e difícil de conciliar com a vida familiar.

Sentir ansiedade é normal e acontece frequentemente, quando fazemos um exame médico, quando somos avaliados, quando estamos na expectativa de que algo aconteça, ou quando enfrentamos situações novas.

Quando este estado de alerta e de nervosismo se torna uma constante, podemos deixar de ser capazes de lidar com a vida quotidiana.

Essas situações podem ter impacto no nosso estado físico (provocando dificuldade em dormir, perda ou excesso de apetite, dores de cabeça e de barriga, náuseas, podendo aumentar o risco de problemas cardíacos e AVC), e no nosso estado emocional, afetando a nossa capacidade de concentração, raciocínio e memória, tornando-nos facilmente irritáveis, receosos e obsessivos.

Podemos sentir-nos tristes em diversas circunstâncias, como a morte de um familiar, separações, conflitos, doenças, insatisfação profissional. Esse sentimento é normal, mas pode tornar-se prejudicial, ou mesmo incapacitante, quando se arrasta no tempo. Nessas alturas, pode surgir um quadro de depressão, com sintomas como tristeza, desespero, desinteresse pela vida, apatia, baixa auto – estima, falta de vontade para tomar decisões.

O que pode esperar da Consulta?

O Psicólogo ajuda-o a identificar os fatores problemáticos causadores de stress, ansiedade e/ou sintomas depressivos, de forma a poder alterá-los ou minimizar o seu impacto no dia – a – dia. É possível aprender a gerir as suas emoções e sentir-se melhor. A sua vida pode mudar.

O stress, a ansiedade e a depressão têm solução.

O acompanhamento especializado pode ajudá-lo. Consulte um psicólogo. Na Psike.