Psicomotricidade

Psicomotricidade

A Psicomotricidade estuda  o ser humano através do seu corpo em movimento e em relação consigo próprio e com o mundo.

O psicomotricista avalia e intervém na expressão motora inadequada, em diversas situações geralmente ligadas a problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora:

Equilíbrio: dificuldades em manter-se em equilíbrio estático e na realização de atividades diárias devido a desequilíbrios constantes.

– Motricidade fina e global: dificuldades na escrita e sua organização espacial e dificuldades de mobilidade e destreza manual; alterações na coordenação mão- olho e pé-olho.

– Esquema corporal: dificuldade em reconhecer as partes do corpo humano e em representar o corpo, por exemplo, num desenho.

– Expressão emocional e relação com os outros: timidez, inibição, dificuldades em relacionar-se com os outros, hiperatividade e agressividade.

Nas crianças está especialmente indicado para perturbações como Paralisia Cerebral, Hiperatividade, Autismo, Disgrafia, Défice Cognitivo e Atrasos de Desenvolvimento.

Nos idosos produz bastantes benefícios ao nível das expressões motoras, comunicação e relacionamento e atividade física, dança.

A intervenção do psicomotricista passa pela realização de atividades lúdicas, expressivas, de educação gestual e postural, terapia e reeducação motora e técnicas de relaxamento e de consciencialização corporal.