Psicologia da Criança e do Adolescente

Psicologia da Criança e do Adolescente

Esta consulta procura avaliar e eliminar ou atenuar os efeitos de diversas problemáticas que poderão ocorrer durante a infância e adolescência, destinando-se a:
– Crianças e adolescentes que no início do seu percurso escolar, ou num outro momento, apresentam dificuldades em aprender ou desmotivação face às tarefas escolares.

– Crianças e adolescentes que enfrentam situações geradoras de ansiedade ou instabilidade emocional acentuadas (divórcio dos pais, morte de familiar ou amigo, mudança de residência, doenças na família).

– Crianças ou adolescentes que manifestam dificuldades no relacionamento com colegas ou com adultos.
– Crianças com perturbações do neurodesenvolvimento, designadamente:

– Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem;

– Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;

– Perturbação do Espetro do Autismo;

– Défice cognitivo/ intelectual;

– Atraso global de desenvolvimento.

 

Como decorre a consulta?

Na maioria das situações, o pedido de consulta dá origem a um processo de avaliação psicológica, em que se procura compreender o que se passa com a criança e identificar as causas das dificuldades sentidas. Com base nos resultados obtidos, é proposto à família um plano de intervenção, que poderá passar pelo acompanhamento psicológico, psicopedagógico ou o encaminhamento para outras terapias: terapia da fala, terapia ocupacional, psicomotricidade.

 

Como decorre a intervenção?

A intervenção é planeada de acordo com as necessidades de cada criança, procurando envolver, sempre que possível, a Família, a Escola e outros intervenientes que se considerem importantes para a superação das dificuldades.

As sessões têm uma duração aproximada de uma hora e habitualmente têm uma periodicidade semanal. O acompanhamento pode ser prestado num dos centros Psike, na Escola ou em casa.